domingo, 13 de abril de 2014

Centro Popular de Cultura e Opinião (aula do dia 9/04)

Partindo da atuação do Teatro de Arena, discutida na aula anterior, abordamos a criação e as propostas dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC da UNE), atuantes entre 1961 e 1964. Foram ouvidas as canções do disco "O Povo Canta" (1963).
Assistimos também aos curtas-metragens "Um favelado", de Marcos Farias, e "Zé da Cachorra", de Miguel Borges, integrantes do longa-metragem "Cinco vezes favela", produzido pelo CPC da UNE.
Foi deixado na xerox o capítulo "Arte e cultura na concepção cepecista" da dissertação "Discursos de intervenção: o cinema de propaganda ideológica para o CPC e Ipês às vésperas do Golpe de 1964", de Reinaldo Cardenuto Filho (USP, 2008).
A aula discutiu ainda a virada na carreira da cantora Nara Leão, de musa da Bossa Nova ao engajamento do show "Opinião" (1964-1965), estrelado por ela, Zé Kéti e João do Valle. Além da gravação em disco do show, foi exibido o trecho do filme "O desafio" (dir. Paulo Cezar Saraceni, 1965) que mostra um trecho do espetáculo, com a cantora Maria Betânia já tendo substituído Nara Leão àquela altura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário